Associação Brasileira de Câncer Gástrico - Brazilian Gastric Cancer Association - Brasil
Artigo do Mês: Dezembro 2017

 

“Significance of histopathological tumor regression after neoadjuvant chemotherapy in gastric adenocarcinomas: a summary of 480 cases.”

 Becker K, Langer R, Reim D, Novotny A, Meyer zum Buschenfelde C, Engel J, Friess H, Hofler H. Significance of histopathological tumor regression after neoadjuvant chemotherapy in gastric adenocarcinomas: a summary of 480 cases. Ann Surg. 2011 May;253(5):934-9.

Dr. André Maciel da Silva
Membro Titular da ABCGProf. Dr. Antônio Carl

 

A recente divulgação dos resultados de sobrevida e de sobrevida livre de doença do estudo FLOT-4 reacenderam os ânimos da comunidade científica em relação ao tratamento do câncer gástrico. Comparado com o esquema ECF do estudo MAGIC, os pacientes que receberam o esquema FLOT tiveram maior sobrevida (cerca de 10% a mais). Se extrapolarmos esse resultado aos pacientes que recebem tratamento cirúrgico exclusivo (braço controle do estudo MAGIC), podemos inferir que o esquema FLOT oferece um ganho de sobrevida de cerca de 20% quando comparado com a cirurgia exclusiva. Assim, podemos deduzir que cerca de 20% dos pacientes irão se beneficiar do tratamento perioperatório. Como identificar esses pacientes? O que oferecer aos demais pacientes?

 


Clique aqui para ler o artigo original

 

Copyright © BGCA/ABCG Brazilian Gastric Cancer Association/Associação Brasileira de Câncer Gástrico

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7º andar, Sala 7| São Paulo/SP

WhatsApp 11-97544-5729